Comércio a retalho: volume de negócios diminui em Outubro - TVI

Comércio a retalho: volume de negócios diminui em Outubro

[Arquivo]

O volume de negócios no comércio a retalho diminuiu 0,1 por cento em Outubro, face ao período homólogo, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Relacionados
Para esta quebra contribuiriam «os comportamentos negativos dos dois agrupamentos considerados, Produtos alimentares e Produtos não alimentares», explica o INE, acrescentando no último a variação ainda se mantém positiva.

Em relação a Setembro, as vendas registaram uma queda de 4%, a que correspondeu uma redução na variação mensal de 4,9 pontos percentuais. Segundo o INE, «a variação média nos últimos doze meses foi de 0,7%, estabilizando face à verificada no mês anterior».

Apesar da quebra a que se assistiu nas vendas, o emprego, as remunerações e o número de horas trabalhadas registaram um aumento, avança o INE.

O emprego no sector cresceu 0,9% em Outubro, em relação ao período homólogo, mantendo-se estável em relação à variação positiva de 0,2% registada em Setembro.

O crescimento registado das remunerações brutas foi de 4,4% em termos homólogos, tendo crescido em 0,4% em relação ao mês anterior.

Segundo os dados do INE, em Outubro, face ao mesmo mês do ano anterior, «o volume de trabalho registou uma taxa de variação de 1,4%, correspondendo a um aumento de dois pontos percentuais face à variação observada em Setembro».
Continue a ler esta notícia

Relacionados