Comissão Constâncio apura défice de 6,8% (Actualização) - TVI

Comissão Constâncio apura défice de 6,8% (Actualização)

Luís Campos e Cunha, o ministro das Finanças

(Actualiza com mais pormenores) A Comissão liderada por Vítor Constâncio, encarregue de apurar o défice implícito no Orçamento do Estado para este ano, chegou à conclusão que o buraco nas contas públicas é de 6,8%.

Relacionados
O relatório que o governador do Banco de Portugal entrega esta manhã ao primeiro-ministro, aponta para um défice de 6,8% do produto Interno bruto (PIB).

Após a entrega do documento, o ministro das finanças, Luís Campos e Cunha, veio dizer aos jornalistas que «para este ano de 2005 o relatório aponta para um défice de 6,83%, um valor que é o maior da Zona Euro».

Segundo o ministro, «a situação orçamental é portanto mais difícil do que se esperava», mas «o Governo tem vindo a trabalhar na resposta a este problema e está preparado para enfrentar a situação. Tomaremos as medidas adequadas para ultrapassar a actual crise orçamental por forma a criar as condições para que a economia portuguesa possa retomar o caminho do crescimento».

O primeiro-ministro já informou o Presidente da República sobre as conclusões do relatório da Comissão e decidiu também convocar os partidos políticos e os parceiros sociais para lhes entregar também o mesmo relatório.

Para amanhã está já agendada uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, «onde serão aprovadas medidas para responder ao problema das contas públicas» e o debate mensal no parlamento, esta quarta-feira, será sobre a situação orçamental.

Mas o Governo pretende, nesta altura, transmitir sobretudo uma mensagem de confiança, garantindo que, com as medidas adequadas, o país irá ultrapassar esta situação», concluiu o ministro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados