Desemprego vai disparar até 2008 - TVI

Desemprego vai disparar até 2008

Desemprego

João César das Neves considera aumento do desemprego até 2008 como «dramático» para o país.

A estimativa da Comissão Europeia de um crescimento do desemprego em Portugal, pelo menos até 2007, é, para o economista João César das Neves, o aspecto «mais dramático» das Previsões Económicas da Primavera hoje divulgadas.

Para o professor da Universidade Católica, a revisão em alta de uma décima da estimativa de crescimento da economia portuguesa para este ano «não tem nenhuma novidade».

«Não altera em nada o quadro» actual, que é «claro», mas «o mais dramático» é a previsão de um desemprego maior que o da média europeia em 2007, o que aconteceria «pela primeira vez em 20 anos», disse o economista à agência Lusa.



João César das Neves considerou «boas notícias» a aceleração do crescimento tanto na União Europeia como na Zona Euro, mas lamentou o «caminho» seguido pela economia portuguesa.



Nas Previsões Económicas da Primavera, a Comissão Europeia revê em alta a estimativa de crescimento da economia portuguesa para este ano, para 0,9%, uma décima acima dos 0,8% das previsões do Outono, mas ainda inferior aos 1,1% previstos pelo Governo.

A Comissão prevê que o desemprego continue a aumentar em Portugal, terminando o ano de 2006 com 8,1% da população activa sem emprego (mais 0,5 pontos percentuais que em 2005), valor que deverá subir para 8,3% em 2007, suplantando pela primeira vez a média europeia (estimada em 8,2% nesse ano).



Nos dados hoje divulgados, Bruxelas revê em alta de duas décimas o crescimento económico na Zona Euro, para 2,1%, suportado pela procura interna, especialmente pelo investimento.
Continue a ler esta notícia