EDP contacta investidores para avaliar IPO das Renováveis - TVI

EDP contacta investidores para avaliar IPO das Renováveis

Mexia

Eléctrica quer sondar a receptividade dos potenciais investidores para a operação, bem como o preço que estarão dispostos a pagar

Relacionados
A EDP vai contactar investidores institucionais portugueses e estrangeiros para avaliar as condições em que poderá ser feita a colocação em bolsa da sua unidade de energias renováveis, revelaram à «Lusa» fontes próximas do processo.

De acordo com as mesmas fontes, a empresa quer sondar a receptividade dos potenciais investidores para a operação, bem como o preço que estarão dispostos a pagar por cada acção da EDP Renováveis.

Este processo vai ter lugar nas próximas semanas, para que a Oferta Pública Inicial (IPO) da EDP Renováveis possa ter lugar em Junho, se a empresa avançar com a operação.

Contactada pela «Lusa», fonte oficial da energética liderada por António Mexia não quis comentar.

A EDP apresenta oficialmente terça-feira a EDP Renováveis e os resultados do primeiro trimestre desta área de negócio, com o mercado a aguardar a decisão sobre a sua colocação em bolsa.

Apesar da decisão ter sido anunciada para Maio, fonte oficial da EDP não confirma se a empresa vai ou não divulgar a sua decisão sobre a entrada em bolsa da EDP Renováveis.

O presidente-executivo António Mexia tem afirmado que a prioridade da EDP é realizar o IPO da EDP Renováveis, mas que só o fará se as condições de mercado o permitirem.

A EDP já tinha confirmado à «Lusa» ter entregue no início de Abril na Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) um rascunho do prospecto do IPO, que pretende colocar em bolsa entre 20 a 25 por cento da EDP Renováveis.

Se entrar em bolsa-através de um aumento de capital-a EDP Renováveis será a segunda maior empresa cotada a nível mundial a operar no sector da energia renovável.

Se a EDP optar por não colocar a empresa em bolsa, António Mexia já afirmou que poderá avançar com outras alternativas que assegurem o esforço de financiamento da empresa, como a venda directa de 5 a 10 por cento do capital a dois ou três investidores.

A EDP Renováveis tem actualmente uma capacidade eólica instalada de 3,6 gigawatts (GW), pretendendo chegar aos 7,6 GW em 2010.

Entre 2011 e 2013, a EDP Renováveis espera continuar a crescer a um ritmo de 1.200 megawatts (MW) por ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados