EDP vende mais 2,9% de electricidade em 2007 - TVI

EDP vende mais 2,9% de electricidade em 2007

EDP

Mercado liberalizado cresceu 32% em Espanha

Relacionados
A EDP apresentou em 2007 um crescimento sustentado de volumes, nas suas principais áreas de negócio, nomeadamente a nível de electricidade distribuída no mercado ibérico. Esta totalizou os 56,5 TerraWatts por hora (TWh), ou seja, um aumento de 2,9 por cento.

De acordo com os dados previsionais enviados pela eléctrica à CMVM, esta ligeira subida reflecte a recuperação do crescimento da procura no quarto trimestre do ano, «em virtude das temperaturas mais baixas que se fizeram sentir em relação ao mesmo período do ano anterior».

Já no Brasil, os volumes de electricidade distribuída pela EDP apresentaram um aumento sólido de 4,5%, reflectindo um forte crescimento económico nomeadamente nas regiões onde estão presentes a Enersul e a Escelsa.

Capacidade eólica aumenta 2 mil MW

Quanto à capacidade eólica bruta instalada, esta aumentou 2.072 MegaWatts (MW) em 2007, mais do que duplicando a sua capacidade. «Para este crescimento contribuiu a Horizon, que começou a ser consolidada em Julho de 2007, com 1.142 MW de capacidade eólica instalada».

Na Europa, a capacidade instalada aumentou 61% em relação ao mesmo período do ano anterior alcançando 1.764 MW em Dezembro de 2007, reflectindo a execução do pipeline eólico atempadamente e de acordo com os objectivos. A produção eólica em Espanha aumentou cerca de 25% em relação ao período homólogo em 2007 e no 4º trimestre o factor de utilização médio dos parques eólicos em Espanha continuou a um nível elevado 26%, reflectindo a excelência das localizações em termos de recursos eólicos em comparação com a média do sector, quer para os parques construídos até 2006 quer para os adicionados em 2007.

Produção liberalizada aumenta 2,8%

«Também no quarto trimestre, a produção no mercado liberalizado ficou marcada por um aumento na produção das CCGT (mais 49% em relação ao ano anterior). Esta melhoria nos factores de utilização das nossas CCGT espelha baixa produção hídrica na Península Ibérica, o aumento dos preços «spot» da electricidade e no caso de Portugal a manutenção das restrições de interligação com Espanha», adiantam.

Em geral, em 2007 a produção liberalizada aumentou 2,8% que compara com um crescimento de 1,3% do mercado liberalizado em Espanha.

No mesmo período, os volumes de electricidade fornecidos aos clientes de retalho no mercado ibérico aumentaram 27% em relação ao período homólogo. «Uma vez mais o decréscimo dos volumes vendidos em Portugal, reflectiram uma forte concorrência das tarifas reguladas, mas que foi compensada por um aumento de volumes vendidos em Espanha. O número de clientes no mercado liberalizado quase que duplicou no ultimo ano, a reflectir o sucesso da oferta da EDP aos clientes domésticos em Portugal».

O volume vendido pela EDP no mercado liberalizado de gás em Espanha cresceu 32% em relação a igual período do ano anterior para os 18,2 TWh em 2007.

De referir que, os resultados anuais da EDP serão apresentados dia 6 de Março depois do fecho do mercado.

As acções da EDP fecharam a subir 0,59% para os 4,21 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados