Empresas de construção continuam a despedir trabalhadores - TVI

Empresas de construção continuam a despedir trabalhadores

Entulho (Arquivo)

As empresas de construção dão emprego a cada vez menos portugueses. O número de trabalhadores neste sector voltou a diminuir em Novembro passado. Desta vez, a queda foi de 4,4%, face ao mesmo mês de 2004.

Quando comparado com o mês anterior, o nível de emprego diminuiu 1,1%. Nos últimos 12 meses, em média, a queda é de 3,9%, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O total de horas trabalhadas nas empresas do sector também voltou a diminuir, 4,3%, o que representa um agravamento da tendência de descida.

Face ao mês anterior, o número de horas trabalhadas registou um crescimento de 1,7%, invertendo a tendência de Outubro, mas esta melhoria foi influenciada pelo facto de Novembro ter tido 21 dias úteis, face aos 20 de Outubro.

Em termos médios, nos últimos 12 meses, o número de horas trabalhadas caiu 4,5%.

No sector, apenas as remunerações efectivamente pagas aumentaram 2,5% em termos homólogos. Em relação ao mês anterior, as remunerações dispararam 17,3%, um aumento que é explicado pela concentração de pagamento do subsídio de Natal neste período, em parte significativa das empresas.

Nos últimos 12 meses, em média, as remunerações cresceram 2,1%.
Continue a ler esta notícia