Estado dá garantia a empréstimo de 100 milhões do Finantia - TVI

Estado dá garantia a empréstimo de 100 milhões do Finantia

finantia

Banco diz que isto visa assegurar parte da liquidez necessária para o desenvolvimento da sua actividade de financiamento

O Governo autorizou o aval estatal a um empréstimo obrigacionista do Banco Finantia no valor de 100 milhões de euros.

De acordo com um despacho assinado pelo secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, publicado em «Diário da República», a instituição pretende emitir o empréstimo junto de investidores institucionais com vista a assegurar parte da liquidez necessária para o desenvolvimento da sua actividade de financiamento a particulares e empresas.

O secretário de Estado justifica o aval com o facto de o empréstimo em causa se revestir «de grande interesse nacional ao inserir-se num regime que se destina a criar condições que permitam a liquidez nos mercados financeiros com vista à manutenção da estabilidade financeira e ao financiamento regular da economia».

«Autorizo a concessão da garantia pessoal do Estado para cumprimento das obrigações de capital e juros no âmbito do empréstimo obrigacionista a emitir pelo Banco Finantia», pode ler-se no documento assinado por Carlos Costa Pina.

O empréstimo, a taxa fixa, terá uma maturidade de três anos e as obrigações terão um valor nominal de 50.000 euros, esclarece a ficha técnica.
Continue a ler esta notícia