Executivo quer Lojas do Cidadão novas em todos os municípios - TVI

Executivo quer Lojas do Cidadão novas em todos os municípios

António Costa1

O ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa, anunciou hoje que o Governo pretende estender as Lojas do Cidadão a todos os concelhos e aumentar os serviços que prestam.

Relacionados
António Costa falava no final de uma conferência para autarcas e altos cargos da administração pública sobre «os desafios da modernização administrativa» e que contou com a presença do patrão da empresa Microsoft, Bill Gates.

«Está na hora de uma nova geração de Lojas do Cidadão», afirmou o ministro no final da conferência, acrescentando que já não basta concentrar 10 serviços num edifício, pretendendo-se agora concentrar esses 10 serviços num mesmo balcão, com um balcão em cada concelho.

Numa curta intervenção, após a conferência de Bill Gates, o ministro defendeu que a reforma da administração pública «é necessária por razões de cidadania e desenvolvimento» e «uma questão essencial da legitimação da relação do cidadão com a administração».

Essa reforma é, acrescentou, um factor de desenvolvimento que pode produzir resultados a curto prazo e não pretende eliminar serviços ou despedir funcionários.

«A nova tecnologia não é uma solução do problema, o que é essencial é ela constituir uma oportunidade para mudar a organização e alterar os procedimentos», afirmou também.

Como exemplos de modernização, além das Lojas do Cidadão, o ministro referiu «o sucesso» do documento único automóvel, afirmando que em dois meses já foram passados 370 mil, e as «empresas na hora», tendo sido criadas mais de 2.000 desde 14 de Julho num tempo médio de uma hora e 11 minutos.

Ainda este ano, lembrou, estará em marcha o projecto-piloto do cartão único de cidadão, que junta cinco documentos num só e que, disse António Costa, será mais «seguro física e electronicamente».
Continue a ler esta notícia

Relacionados