Fábrica da Opel em risco de fechar - TVI

Fábrica da Opel em risco de fechar

Opel ameaça encerrar fábrica da Azambuja

Tudo depende das conclusões de um estudo encomendado pela General Motors sobre uma eventual deslocalização.

Relacionados
A fábrica da Opel na Azambuja poderá fechar as portas no final de 2008. A decisaõ depende das conclusões do estudo encomendado pela General Motors, que pretende avaliar a rentabilidade das fábricas europeias.

Recorde-se que a fábrica da Azambuja é a 2ª maior do país e na unidade trabalham cerca de 1.500 pessoas, o que a concretizar-se afectaria, obviamente, a economia nacional.

Actualmente, a fábrica produz, em exclusivo, o modelo «Combo» e, para já, não existe sucessor à vista, o que poderá pôr em causa a continuidade da produção em Portugal.

Em situação identical encontra-se a uma outra unidade no Reino Unido da general motors, que também se dedica à produção em exclusivo de um modelo.

Nos últimos anos, a deslocalização da indústria automóvel para a Europa de Leste e mesmo para a China tem sido cada vez mais frequente. A deslocalização é motivada pela diferença de salários, que podem chegar aos 55 euros por hora na Alemanha, 15 euros em Portugal e 1 euro na China.



Dentro de seis meses serão conhecidas as conclusões do estudo que deverá decidir qual o modelo de negócio a adoptar pela General Motors no segmento dos veículos ligeiros. Todas as hipóteses são possíveis, incluindo o encerramento da unidade.
Continue a ler esta notícia

Relacionados