Famílias gastam quase 230 euros por mês em compras para casa - TVI

Famílias gastam quase 230 euros por mês em compras para casa

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Cada lar português gasta, em média, 227,50 euros por mês em produtos de consumo corrente para o lar. De acordo com um estudo da Marktest, as famílias efectuam uma média de 11,4 compras por mês, ou seja, uma compra em cada 3 dias, com um valor médio de 20 euros por compra.

Numa análise por regiões, a Marktest revela que o valor médio mensal gasto pelos lares da Grande Lisboa foi de cerca de 250 euros, enquanto no Interior Norte este indicador baixa para os 192 euros. Da mesma forma, o número médio mensal de compras por lar da Grande Lisboa foi de 13, enquanto no Interior Norte foi de nove. Contas feitas, são as famílias da Grande Lisboa que gastam mais, mas são as do Sul que fazem compras mais vezes.

Grande Lisboa recorre mais a lojas de desconto



O estudo vai ainda mais longe e demonstra que a Grande Lisboa se destaca igualmente pelo maior recurso às superfícies chamadas de Discount para efectuar as compras.

As donas de casa mais jovens vão às compras menos vezes e, além disso, se se efectuar a mesma análise por dimensão do agregado familiar, verifica-se que o que distingue as compras das famílias constituídas por 1 ou 2 pessoas das que são compostas por 3 ou mais pessoas é o valor médio gasto por lar e não o número médio de actos de compra realizados. Enquanto que no carrinho de compras das famílias constituídas por 1 ou 2 pessoas se encontravam, em média, 12 artigos, eram 16 os artigos que compunham o carrinho das famílias de maior dimensão, refere a Marktest.

Em média e em cada mês, as famílias de maior dimensão gastaram, no ano transacto, mais 82 euros do que os agregados mais pequenos, embora tenham, em média, ido às compras apenas mais uma vez em cada mês.

Esta análise tem como base informação do estudo Marktest Retail Index, que mensalmente recolhe junto de um painel de 3000 famílias do Continente todas as informações que permitem caracterizar o seu comportamento relativamente às compras.
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