Francisco Penim quer SIC rentável já em 2006 - TVI

Francisco Penim quer SIC rentável já em 2006

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Francisco Penim, director de programação da SIC, quer a estação de televisão seja «rentável, capaz de chamar valor, investimentos e ajudar a solidificar o mercado audiovisual», já em 2006, referiu durante a apresentação da orientação estratégica para 2005/2006.

A nova direcção de programas da estação de Carnaxide é peremptória no que se refere à «nova SIC que já começou a ser construída». O rumo para a estação já está definido, mas o trajecto só vai começar a ser percorrido em 2006.

Entre as apostas da recente direcção de programação passam pela «nova ficção, grande entretenimento, novas estrelas no canal e novos projectos em comum com a direcção de informação e canais temáticos», revelou o responsável.

O primeiro passo já foi dado, com a constituição da nova equipa, «inserida numa estrutura inovadora em termos de cultura interna da SIC», sublinhou Francisco Penim, acrescentando que «a partir de agora a nova direcção de programas tem sob a mesma estrutura funcional os conteúdos de programas, o New Business e a responsabilidade sobre todas as plataformas transversais ao mundo SIC».

O objectivo é alcançar uma «SIC mais ágil e atenta às novas realidades do mercado», através da «transversalidade» dos circuitos e processos, bem como dos recursos humanos de produção».

Aposta da SIC recaí em conteúdos «vencedores»

O responsável da estação de televisão de Pinto Balsemão garante que a aposta para a nova época vai recair sobre conteúdos que sejam «vencedores». Para isso, na área da ficção, a SIC vai produzir filmes, telefilmes, séries, novelas e sitcoms, enquanto que no entretenimento, durante o ano de 2006, vai apresentar novos formatos de médio e grande entretenimento e galas da SIC.

Os canais temáticos não ficaram fora dos projectos para o próximo ano, já que se a direcção prevê que «sejam potenciados como desbravadores de caminho no sentido de descobrir novos talentos, novos profissionais, novas ideias e formatos arrojados que a SIC saberá tirar partido dentro de uma estratégia integrada de conteúdos», acrescentou o mesmo responsável da estação.

Entre as novidades, a SIC levantou um pouco a ponta do véu, ao revelar que a partir de 2006 vai assegurar contratos de exclusividade de televisão para o prime time, com caras como Barbara Guimarães, Soraia Chaves, Rui Unas, Bruno Nogueira e Ricardo Pereira.



Recorde-se que a SIC apresentou lucros de 12,1 milhões de euros, de Janeiro a Setembro deste ano, o que representa uma descida de 6,6% face aos 12,9 milhões do período homólogo. A principal razão para a quebra de receitas no terceiro trimestre deste ano foi a quebra registada nas receitas de publicidade, que por sua vez foram influenciadas pela perda das audiências em 11,4% no dia, e de 15,1% no prime-time para a estação liderada por José Eduardo Moniz, a TVI.
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