Fundos de pensões nacionais com rentabilidade de 6,8% em 2007 - TVI

Fundos de pensões nacionais com rentabilidade de 6,8% em 2007

dinheiro

Perdeu-se dinheiro em Dezembro

Relacionados
O ano de 2007 acabou com mais um mês negativo para os fundos de pensões portugueses, mais uma vez devido ao desempenho do mercado accionista. Mas no conjunto do ano, tudo aponta, o Sado é positivo, de 6,8%.

Contas feitas, e de acordo com a análise da Watson Wyatt, a conjugação de índices seleccionados, a 30 de Setembro de 2007, «produz uma expectativa de retorno médio de -0,2% (efectivo) para os fundos pensões portugueses durante o mês em estudo. As acções foram o principal contributo negativo, representando estes activos cerca de 34% da carteira total».

Os mercados accionistas registaram alguma volatilidade durante o mês, apesar da fraca liquidez que normalmente caracteriza esta época do ano, sendo afectados por notícias menos positivas relativas ao sector bancário. O mercado nacional acompanhou o desempenho das principias bolsas mundiais.

Diz ainda a Watson Wyatt que, apesar da quebra de Dezembro (precedida por outra, de 0,4% em Novembro), o saldo das rentabilidades estimadas nos 12 meses de 2007 fica em 6,8% positivos.

Já no que se refere às rentabilidades realizadas (também não anualizadas), foram positivas (2,1%) no primeiro trimestre, e também no segundo (5,2%) mas negativas no terceiro (2,1%).
Continue a ler esta notícia

Relacionados