General Motors lança carro eléctrico - TVI

General Motors lança carro eléctrico

Chevrolet Volt

A General Motors (GM) apresentou este fim-de-semana no Salão Automóvel de Detroit o protótipo do Chevrolet Volt, mas que só poderá ser comercializado em 2010.

Relacionados
Este veículo híbrido poderá ser carregado através de uma ficha eléctrica caseira.

Para que isso seja possível, o Volt está equipado com um sistema E-Flex, a última geração de propulsores eléctricos da GM e pode percorrer mais de 60 quilómetros apenas com a energia das suas baterias.

O novo protótipo precisa de seis horas para que as suas baterias de lítio-ion estejam carregadas e pode ser ligado a qualquer ficha eléctrica com 110 volts, a voltagem standard nos EUA. Quando as baterias estiverem descarregadas, o futuro Chevrolet passa a depender do seu motor de 1.000 centímetros cúbicos e três cilindros, podendo utilizar um combustível «ecológico» composto por 85 por cento de etanol, derivado do milho, e 15% de gasolina.

No entanto, a GM alerta que para que o Volt se converta em realidade é necessário melhorar as baterias, criando uma «pilha» eficaz para aguentar mais quilómetros autonomamente da gasolina.

A empresa explicou que necessitará de uma bateria com cerca de 181 quilogramas, o que faz com que o lançamento do Volt só seja possível em 2010. O vice-presidente da GM, Robert Lutz, destacou que com o Volt uma pessoa que faça 100 quilómetros gastará apenas 1,5 litros de gasolina, adiantando que este carro facilitará a vida daqueles que percorrem normalmente 60 quilómetros por dia, pelo que poderão nunca ter necessidade de usar gasolina.

Desta forma, parece que a GM, que durante anos considerou que os veículos híbridos que utilizam motores de combustão e eléctricos para reduzir o consumo de gasolina não tinham futuro, quer agora recuperar o terreno perdido num campo liderado pelo seu principal adversário, a Toyota.

Chrysler, VW e Rolls Royce aumentam vendas

Ontem, a DaimlerChrysler, a Volkswagen e a Rolls Royce anunciaram, por seu lado, subidas de vendas em 2006. A DaimlerChrysler garante que as suas vendas aumentaram 15% em 2006, o maior crescimento dos últimos 10 anos, para 206.925 unidades. Já a Volkswagen, maior construtor de carros europeu, aumentou as suas vendas no ano passado em 9,3%, para o recorde de 5,73 milhões de unidades. Por sua vez, a Rolls Royce, do grupo BMW, teve um crescimento de vendas em 2006, pelo terceiro ano consecutivo, de 1,1%, com 805 carros matriculados.

Veja as fotos do carro e da sua apresentação
Continue a ler esta notícia

Relacionados