Governo mantém previsão de crescimento de 1,1% para  2006 - TVI

Governo mantém previsão de crescimento de 1,1% para 2006

Fernando Teixeira dos Santos, ministro das Finanças

O ministro das Finanças considera provável que Portugal cumpra a previsão de crescimento económico de 1,1% em 2006, apesar de em 2005 a expansão da actividade económica ter ficado aquém do esperado.

Com a melhoria dos índices de confiança e a melhoria do indicador avançado de actividade económica da OCDE, hoje divulgado, é possível «manter um relativo optimismo em relação às perspectivas económicas para 2006», afirmou Teixeira dos Santos, num almoço na Câmara de Comércio Luso-Francesa.

«2006 não vai ser um ano de boom», mas é provável que as previsões do Orçamento do Estado relativas ao crescimento do PIB, de 1,1%, se possam vir a verificar, acrescentou.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou hoje que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,3% em 2005, face ao ano anterior, e que no quarto trimestre a economia se expandiu 0,7%.

«É um crescimento fraco, como se esperava», disse o ministro, «mas não foi um ano de recessão, como se temeu».

A última previsão do Governo apontava para um crescimento de 0,5% em 2005, depois de este valor já ter sido revisto em baixa dos iniciais 2,4%.

Quanto ao crescimento de 0,7% verificado no quarto trimestre, face ao anterior, Teixeira dos Santos salientou ter sido «relativamente melhor», com uma aceleração do ritmo da actividade económica.

O ministro aproveitou ainda para dizer que apesar do «fraco crescimento da economia» em 2005, foi possível cumprir a meta orçamental de um défice de 6% do PIB.

Os números finais das contas públicas de 2005 ainda não foram divulgados.

O indicador avançado da OCDE (organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos), hoje divulgado, subiu em Janeiro para 98 pontos, 0,9 pontos acima de Dezembro.
Continue a ler esta notícia