Governo promete alternativa à baixa do IVA para proteger emprego - TVI

Governo promete alternativa à baixa do IVA para proteger emprego

Vieira da Silva, ministro do Trabalho e Solidariedade Social

Ministro do Trabalho acredita que Bruxelas tomará medidas para evitar que previsões de recessão se confirmem

Relacionados
O Governo pretende tomar medidas destinadas a estimular a actividade das empresas e a proteger assim o emprego. O ministro do Trabalho e Solidariedade Social não promete seguir o exemplo do Reino Unido, que anunciou uma baixa da taxa de IVA, mas garante que o Governo vai estudar medidas adequadas à realidade portuguesa.

«Portugal vai analisar as propostas mais adequadas às necessidades dos portugueses. A promoção e manutenção dos empregos é uma prioridade», afirmou esta quarta-feira.

O ministro reagiu ainda às últimas previsões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), divulgadas terça-feira, e que apontam para uma recessão económica, tanto em Portugal como na Zona Euro, no ano que vem. A OCDE prevê ainda novos aumentos da taxa de desemprego nacional, para 8,5% no ano que vem e 8,8% em 2010.

«A Comissão Europeia vai desenhar medidas para que as previsões não se tornem realidade», disse, num seminário promovido pela CGTP. E acrescentou que «o Governo vai trabalhar para contrariar os riscos de crescimento».

No que respeita às desigualdades entre géneros no mercado de trabalho, o ministro Vieira da Silva diz que acabar com a situação está nas mãos de todos nós.

O Governo também tem dado o seu contributo e exemplo disso é a recente revisão do Código do Trabalho. Para além disto é necessário também uma fiscalização mais exigente e investir mais na formação profissional.

Vieira da Silva entende que este é um problema q tem solução.
Continue a ler esta notícia

Relacionados