Governo quer requalificar um milhão de portugueses até 2010 - TVI

Governo quer requalificar um milhão de portugueses até 2010

Vieira da Silva

Até 2010 muito deverá mudar no panorama da qualificação profissional dos portugueses.

Relacionados
O ministro do Trabalho e Solidariedade Social, José Vieira da Silva, apontou algumas metas nesta matéria durante um encontro promovido pelo American Club em Lisboa. O Governo pretende requalificar um milhão de portugueses activos até 2010, o que corresponde a cerca de um quinto da população activa nacional.

Mais de metade deste número de trabalhadores serão abrangidos pela certificação, ou seja, pela validação das suas competências profissionais adquiridas no mercado de trabalho. Os centros de reconhecimento de competência, que são agora perto de 100, deverão ascender a 500. Mais 40 abrirão nos próximos meses, garantiu o ministro Vieira da Silva.

É que a valorização das competências e qualificação profissionais são uma das metas do Executivo nesta matéria, a par com o aumento da escolaridade.

Também até 2010, o Governo pretende que pelo menos metade das pessoas que saem do sistema educativo e de formação tenham esta dualidade e uma capacidade profissional adquirida.

Para estimular a formação e a qualificação, os centros de formação do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) vão passar a ter certificação para a formação profissional em horário pós-laboral.

Além da formação profissional, o Governo quer também um aumento da escolaridade. As empresas, as pessoas e o País têm a ganhar com isso. É que Portugal é o país da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) onde as empresas mais remuneram, em termos salariais, um ano acrescido de escolaridade, isto porque o retorno para as próprias empresas é também o maior da área da OCDE.
Continue a ler esta notícia

Relacionados