Governo reúne-se com empresários para aumentar exportações - TVI

Governo reúne-se com empresários para aumentar exportações

Manuel Pinho, ministro da Economia e da Inovação

O Governo teve hoje a primeira de uma série de reuniões com empresários portugueses para definir medidas para aumentar as exportações.

À margem da reunião, o ministro da Economia explicou aos jornalistas que o Governo quer «ouvir os empresários» para poder definir um conjunto de medidas concretas para aumentar as exportações.

O Governo prevê um crescimento das exportações, este ano, de 5,7%, e o Banco de Portugal espera uma subida de 4%.

Em 2005, as exportações deverão ter subido 1,2%, segundo as previsões do Governo.

Apesar de ser um objectivo ambicioso, Manuel Pinho considerou que «é preciso olhar para o futuro e conseguir um crescimento sustentado nas exportações» depois de, nos últimos anos, a política governamental ter sido «limitada pela contenção orçamental».

A reunião contou com a presença do primeiro-ministro, dos ministros das Obras Públicas e da Presidência, além de Manuel Pinho, dos secretários de Estado do Tesouro e dos Assuntos Fiscais, e mais de 30 empresários entre os 20 maiores exportadores para Angola.

Depois de Angola, o Governo quer discutir as exportações para o Magrebe, a China, a Rússia e a Espanha, adiantou o ministro, embora sem querer referir o calendário das reuniões.

Algumas das medidas possíveis que o ministro apresentou aos empresários incluem o aumento das linhas de crédito para exportadores, acordo sobre a dupla tributação e visitas de Estado aos países nos quais há interesses de investimento.
Continue a ler esta notícia