Iberdrola no concurso à atribuição de capacidade eólica - TVI

Iberdrola no concurso à atribuição de capacidade eólica

Iberdrola

A Iberdrola vai participar no concurso internacional para atribuição de 1.700 megawatts de energia eólica hoje apresentado pelo Governo por considerar Portugal como um mercado estratégico, anunciou a empresa em comunicado.

«A Iberdrola participará no concurso internacional para deter capacidade eólica em Portugal, depois de estudar os detalhes do processo apresentado hoje pelo Governo português, que contempla a licitação de uma potência de 1.700 megawatts (MW), em duas fases que se desenvolverão até ao final de 2005», refere a empresa, citada pela agência «Lusa».

A Iberdrola afirma que Portugal é um «mercado estratégico» e que a aposta no sector eólico é vista «como um dos pilares de crescimento no país».

A eléctrica espanhola é líder mundial na energia eólica e contava no final do primeiro semestre deste ano com uma potência instalada de 2.965 MW em 106 parques.

Os primeiros passos no mercado de renováveis português foram dados pela Iberdrola em 2004 com a compra do parque de Catefica, com 18 MW, a que se seguiu a constituição da Aeólia com 2 sócios portugueses (Alberto Mesquita e Visabeira) e a compra à Gamesa de 250 MW de potência eólica até 2007.
Continue a ler esta notícia