IRC e IVA salvam receitas do Estado - TVI

IRC e IVA salvam receitas do Estado

Restaurante

As receitas do Estado aumentaram graças ao maior cumprimento do IRC e à subida da taxa do IVA.

A receita fiscal aumentou 7,5 por cento até Maio, acima da meta orçamental de 6,8%, segundo a execução orçamental do subsector Estado hoje divulgada pela direcção- geral do Orçamento (DGO).

A receita total aumentou 8,7%, para 14.834,6 milhões de euros, conjugando aquela subida da receita fiscal, para 13.658,2 milhões de euros, com uma da receita não fiscal, em 24,5% para 1.176,4 milhões de euros.

A DGO pormenoriza que o crescimento da receita fiscal assentou em contributos similares dos impostos directos e indirectos.

Enquanto os primeiros aumentaram os encaixes respectivos em 8%, para 5.557,3 milhões de euros, os segundos subiram-nos em 7,2%, para 8.100,9 milhões de euros.

As evoluções nas cobranças dos impostos incidentes sobre o rendimento das pessoas colectivas (IRC) e o valor acrescentado (IVA) foram as principais responsáveis pelo comportamento agregado da receita fiscal.

A DGO atribui «o bom desempenho» do IRC durante o mês de Maio ao crescimento em 23% da cobrança por auto-liquidação, que permitiu um encaixe adicional em 240 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia