Mais de 33 mil cauções de electricidade devolvidas num mês - TVI

Mais de 33 mil cauções de electricidade devolvidas num mês

Contadores

Foram 33.787 as cauções de electricidade restituídas a consumidores, até ao final do mês de Outubro.

Relacionados
Tendo em conta que as listas de consumidores com direito à restituição de caução foram publicadas até ao dia 21 de Setembro, este número foi atingido em pouco mais de um mês.

Em comunicado, a Entidade Reguladora do Sector Energético (ERSE) explica que, ao total de cauções restituídas correspondeu um valor total de 581.476 euros.

A ERSE revela também que, no mesmo período, foram restituídas 729 cauções de gás natural, a que correspondeu o valor total de 37.489,99 euros.

«O número de cauções reclamadas é ainda pouco expressivo, cerca de 2,6% do número total de cauções a restituir no sector eléctrico e 9,9% no sector do gás natural», refere o regulador.

A ERSE assegura que o processo de restituição de cauções tem decorrido «com normalidade, não tendo sido identificadas especiais dificuldades».

Restituição por crédito na factura avança este mês

A restituição de cauções através de crédito na factura ainda não se iniciou, «devido à necessidade de proceder a adaptações nos sistemas comerciais das empresas», explica a ERSE, acrescentando que esta forma de restituição de cauções (aplicável no caso de clientes com contratos activos) será iniciada durante o mês de Novembro, «o que fará aumentar significativamente o número de cauções restituídas».

Cauções restituídas são de 17,21 euros na luz e 51,43 euros no gás

O valor médio das cauções restituídas no sector eléctrico foi de 17,21 euros/caução restituída. No sector do gás natural este valor atingiu 51,43 euros/caução restituída.

Recorde-se que a ERSE é responsável pela verificação do cumprimento das regras das restituições das cauções no sector.
Continue a ler esta notícia

Relacionados