Não à Constituição Europeia mantém-se à frente em França - TVI

Não à Constituição Europeia mantém-se à frente em França

Logo Bandeira França

O «não» continua à frente para o referendo de 29 de Maio em França, com 53% das intenções de voto, segundo uma nova sondagem, a oitava consecutiva favorável aos opositores ao Tratado constitucional europeu, noticia a agência «Lusa».

Segundo a sondagem Ipsos para o jornal Figaro e Europe 1, divulgada a menos de uma semana do escrutínio, o «não» ganha dois pontos, ficando nos 53 por cento das intenções de voto, enquanto o «sim» obtém 47% (menos 2% em relação à anterior sondagem).

Nas últimas duas semanas, é a oitava sondagem consecutiva a dar a vitória ao «não» no referendo francês sobre a constituição europeia.

O «não» continua em progressão, nomeadamente no seio da esquerda parlamentar, onde recolhe 60 por cento das intenções de voto (mais um por cento). Ganha quatro pontos entre os simpatizantes socialistas, com 54 por cento das intenções de voto, contra 50% no período de 13 e 14 de Maio, avança a agência.

O «sim» continua confortavelmente à frente entre os simpatizantes da direita parlamentar, onde recolhe 73% dos votos (mais 1%), contra 27% para o «não», nomeadamente na UMP (União para um Movimento Popular), o partido maioritário.

Esta sondagem foi realizada por telefone a 20 e 21 de Maio junto de uma amostragem nacional de 950 pessoas, representativas da população inscrita nas listas eleitorais (método das quotas).
Continue a ler esta notícia