Pesos pesados arrastam bolsa de Lisboa para vermelho - TVI

Pesos pesados arrastam bolsa de Lisboa para vermelho

Euronext (logo)

A bolsa de Lisboa segue a transaccionar em queda, em sintonia com as restantes praças do velho continente, que ainda continuam a ser pressionadas pelo conflito no Médio Oriente.

Relacionados
O índice PSI20 está a perder 0,25 por cento para 9.643,92 pontos, marcado por um fraco volume de negociação.

A penalizar o índice estão os pesos pesados. A EDP perde 0,32% para 3,09, o BCP derrapa 0,44% para 2,24 euros. E a Portugal Telecom desvaloriza 0,21% para 9,70 euros, depois de Nuno Vasconcelos, presidente da Ongoing Strategy, ter investido na passada sexta-feira 220 milhões de euros na compra de mais de 2% da Portugal Telecom e querer reunir um núcleo de accionistas nacionais anti-OPA. O novo accionista da PT garantiu que não vende à Soanecom.

Para além disso, o presidente do BES, principal accionista da PT em entrevista ao «Diário Económico» diz que Henrique Granadeiro, CEO da Portugal Telecom tem que avançar com programa anti-OPA, caso isso não aconteça, Ricardo Salgado, diz que é «muito estranho».

Ainda a pressionar o mercado está a Sonae SGPS que derrapa 0,81% para 1,23 euros. Já a Sonaecom contraria o pessimismo vivido na generalidade da bolsa nacional, e lidera as valorizações ao somar 1,09% para 4,62 euros. Isto numa altura em que se sabe que a holding estatal Parpública ainda não recebeu a proposta da Sonaecom para a troca de posição que a empresa detém na Optimus por uma participação na Sonaecom (roll-up).

Quanto à Sonae Indústria está estável nos 6,19 euros. A Sonae Indústria lançou uma OPA para tirar a empresa espanhola Tafisa da bolsa, por 60,9 milhões de euros.

No restante sector financeiro, o BPI está a somar 0,52% para 5,79 euros, e o BES perde 0,78% para 11,49 euros. O presidente do BES, Ricardo salgado, disse que só define a venda de posição na PT após a decisão dos reguladores do mercado.

Por ultimo, nota negativa para a Altri que derrapa 1,88% para 2,61 euros.

No resto da Europa, as principais praças seguem em queda. O CAC a perder 0,10%, o DAX 0,30%, o FTSE 0,47% e o IBEX 0,46%.

Nos Estados Unidos, os mercados devem abrir a sessão de hoje em queda.
Continue a ler esta notícia

Relacionados