Portugueses assumem hoje comando do aeroporto de Cabul - TVI

Portugueses assumem hoje comando do aeroporto de Cabul

Afeganistão

Uma missão de militares portugueses dos três ramos das Forças Armadas assume, a partir de hoje e por quatro meses, o comando, gestão e segurança do aeroporto internacional de Cabul, no Afeganistão, noticiou a agência «Lusa».

O contingente português, que inclui controladores aéreos e especialistas nas áreas de gestão e de informações militares, integra a Força Internacional de Assistência e Segurança do Afeganistão, liderada pela NATO, que tem como objectivo manter a paz e apoiar o governo afegão.

No total, serão 37 os militares que passam a integrar a missão no aeroporto da capital afegã, onde chega hoje o segundo grupo de 18 militares, que partiu de Lisboa no sábado.

Na quarta-feira partem para Cabul mais 156 militares, a maioria dos quais comandos do Exército, que integrarão uma Força de Reacção Rápida da Brigada Multinacional de Cabul, e um destacamento de controlo aéreo táctico da Força Aérea, com sete efectivos.

Os militares portugueses tinham já participado na missão da Aliança Atlântica, entre 19 de Julho de 2004 e 3 de Julho de 2005.

Durante esse período, o destacamento português, constituído por um avião C-130, tripulação, equipas de manutenção e de operações/informações, efectuou várias missões de transporte, de carga de passageiros, tendo realizado mais de 500 horas de voo.

O novo envio de militares portugueses para o Afeganistão foi aprovado pelo Conselho Superior de Defesa Nacional em Fevereiro.
Continue a ler esta notícia