Portugueses pagam mais 92 euros de electricidade por ano que espanhóis - TVI

Portugueses pagam mais 92 euros de electricidade por ano que espanhóis

electricidade

Os consumidores domésticos portugueses pagam em média 493,5 euros de electricidade por ano, enquanto que os espanhóis gastam 401,45 euros. Fazendo das contas é simples, pagamos mais 92,05 euros ou cerca de 23% que os nossos vizinhos.

Relacionados
Calculando mensalmente, os diferenciais não parecem tão graves, mas ainda fazem diferença. O consumidor português gasta em média 41,35 euros (incluindo impostos), mais 7,67 euros que o espanhol. Estes são os dados do último estudo da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), realizado em Janeiro de 2006, que compara os preços da energia em 26 países da Europa.

Refira-se que estes consumidores-tipo representam 36,4% na estrutura de clientes do país.

Esta situação é ainda mais chocante quando verificado que em Espanha o Imposto de Valor Acrescentado (IVA) praticado na electricidade é de 16% e em Portugal é de 5%, mas que mesmo assim os preços deste lado conseguem ser bastante mais elevados.

No segmento industrial, os espanhóis continuam a ter mais benesses uma vez que podem deduzir o IVA. Assim, as empresas em Espanha têm uma factura energética de 8.572,9 euros por ano, ou seja, inferior em 718,7 euros (ou 8,4%) que os gastos de 9.291,6 euros da indústria portuguesa. Este consumidor-tipo, assumido pelo Eurostat, tem um peso na estrutura de consumos do país de 22,77%.

Portugal aparece, na lista dos 26 países, como o 10º com preços de electricidade mais caros, ultrapassado por Itália e Dinamarca. No topo da tabela encontra-se o Chipre (156.375 euros/ano), por outro lado, os preços mais baratos encontram-se na Eslovénia (51.875 euros).

Descubra como é possível poupar em casa e no escritório nos links em cima à esquerda
Continue a ler esta notícia

Relacionados