Preço dos automóveis mantém-se apesar de novas regras comunitárias - TVI

Preço dos automóveis mantém-se apesar de novas regras comunitárias

Polo 2005

As novas regras comunitárias para o sector automóvel que entraram em vigor em Outubro não vão implicar um aumento de preço dos veículos ligeiros em Portugal, disse hoje à agência «Lusa» Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP.

O responsável da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) assinalou que desde 2002 se tem verificado uma tendência para a uniformização dos preços base dos automóveis na União Europeia, convergência que se tem verificado também em Portugal.

Hélder Pedro salientou que o facto de ter acabado a cláusula de localização, que impedia os concessionários de vender veículos ligeiros fora da sua área de concessão, não tem implicações imediatas sobre os preços.

A partir de 1 de Outubro entrou em vigor uma regra da directiva europeia para o sector automóvel conhecida por «block exemption», que anula cláusulas impostas pelos fabricantes de automóveis visando delimitar as áreas em que os concessionários de marcas podiam exercer a sua actividade.

Agora qualquer concessionário de uma marca pode abrir livremente stands de vendas noutra zona do país ou noutro país comunitário, podendo também optar por stands multimarca, desde o ínicio deste mês, avança a mesma agência de notícias.

Em 2004, Luís Valero, dirigente de uma associação espanhola do sector e da associação europeia de construtores automóveis (ACEA), previu que os preços dos automóveis iriam aumentar em Outubro de 2005 em Portugal e Espanha por efeito da entrada em vigor daquela regra, previsão que era compartilhada por alguns dos responsáveis portugueses do sector automóvel.
Continue a ler esta notícia