Rússia inicia negociações de adesão à OCDE - TVI

Rússia inicia negociações de adesão à OCDE

Bandeira rússia

Processo, iniciado em 2007, causou polémica na altura

Relacionados
A Rússia lançou as negociações para a sua futura adesão à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o que marca uma «etapa importante» do processo, anunciou a instituição esta quarta-feira, em comunicado, refere a agência Lusa.

Segundo o mesmo documento, a Rússia iniciou as «negociações para a sua futura adesão à OCDE remetendo para um memorando», remetido ao secretário-geral da Organização, Angel Gurria, pela ministra russa do Desenvolvimento Económico, Elvira Nabiullina, ao longo da reunião da Organização, em Paris.

A Rússia será submetida a um «exame detalhado» e deverá cumprir cerca de 200 requisitos legais para integrar a OCDE.

«É um acontecimento importante que confirma a orientação estratégica da Rússia no sentido da integração no sistema económico mundial», considerou Nabiullina.

Lembre-se que, em 2007, a OCDE iniciou as discussões com a Rússia, Israel, Chile, Estónia e Eslovénia, com vista à sua adesão à instituição. Mas o processo russo arrefeceu em Setembro de 2008, depois da intervenção da Rússia na Geórgia.

Na altura, Condoleeza Rice, então secretária de estado norte-americana, acusou a Rússia de estar cada vez mais «agressiva» e considerou que a sua adesão à OCDE deveria ser «posta em causa».

Criada em 1961, a OCDE agrega as nações ricas do planeta, tendo sido a Eslováquia a última a integrar a Organização, em 2000.
Continue a ler esta notícia

Relacionados