OCDE: Economias devem recuar 4,6% no segundo trimestre - TVI

OCDE: Economias devem recuar 4,6% no segundo trimestre

Dinheiro

Recuperação só deverá chegar no final do ano ou até início de 2010

Relacionados
São previsões da OCDE. A economia dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico deverá contrair-se 4,6% no segundo trimestre do ano.

De acordo com o secretário-geral da Organização, Angel Gurria, a recuperação só deverá chegar no final do ano ou até início de 2010.

Gurria disse ainda que está «muito optimista no que respeita a actividade económica dos Estados Unidos, um país que pode sair primeiro da recessão, graças aos enormes estímulos económicos», escreve a AFP.

O responsável frisou que a recuperação norte-americana pode ter um efeito positivo directo numa série de países cuja economia depende dos Estados Unidos. O México é um desses países, tal como a China e o Japão.

Os países da Europa também podem vir a melhorar as suas previsões, sublinhou o secretário-geral da OCDE, depois de apresentar um estudo sobre educação nos 30 países industrializados que integram a Organização.

Angel Gurria pede, contudo, prudência aos governos nesta «crise inédita».

«Nunca assistimos a uma crise económica em que todos os países da OCDE estão em recessão ao mesmo tempo, que é o que se passa neste momento», disse.

Recorde-se que o Produto Interno Bruto (PIB) dos países da OCDE contraiu-se 4,2% no primeiro trimestre de 2009, devido à queda do PIB japonês (-9,1%) e do PIB da Alemanha (-6,9%).
Continue a ler esta notícia

Relacionados