Salgueiro duvida que Governo já esteja a tentar antecipar recessão - TVI

Salgueiro duvida que Governo já esteja a tentar antecipar recessão

João Salgueiro

Presidente da APB diz que já se devia estar a fazer trabalho de casa

Relacionados
O presidente da Associação Portuguesa de Bancos, João Salgueiro, reagiu esta quinta-feira às previsões da OCDE, enviando um recado ao Governo.

Levado a comentar a estimativa daquele organismo, que aponta para que algumas das maiores economias do mundo entrem em recessão já em 2009, o ex-ministro do Governo de Francisco de Pinto Balsemão, disse aos jornalistas considerar que «mais importante do que estarmos à espera do que vem de fora, é termos uma atitude mais activa em Portugal».

À margem de um almoço promovido pela Câmara do Comércio Luso-espanhola, onde foi o orador convidado para abordar exactamente a crise, João Salgueiro acrescentou que não podemos «ficar à espera que a crise chegue cá. Devíamos estar a preparar respostas à crise. Devíamos fazer mais trabalho de casa», enfatizou, admitindo ter dúvidas que se esteja já a preparar alguma coisa. «Não tenho a ideia que esteja» (a ser feito esse trabalho de casa), disse.

Análise deve ser feita sector a sector, região a região

O também economista exemplificou até o trabalho desempenhado quando estava no Governo. «O que fizemos em 1982, por exemplo, foi ver-sector a sector-o que é que depende as nossas exportações».

João Salgueiro diz que «em Portugal não se sente ainda uma grande crise», mas acha que «é difícil imaginar que havendo uma crise em Espanha, havendo uma crise na Alemanha, ela não chegue cá».

Mais uma razão, acrescenta «para se começarem a tomar medidas activas, sector a sector, e região a região. Porque não serão grandes soluções que vão resolver os problemas no Vale do Adro, ou do desemprego no Algarve ou na Madeira. Precisamos de projectos mais focados», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados