Sampaio pede debate sobre reestruturação da floresta e limpeza coerciva - TVI

Sampaio pede debate sobre reestruturação da floresta e limpeza coerciva

Fogos

O Presidente da República, Jorge Sampaio, defendeu hoje uma «meditação séria» no país sobre a reestruturação florestal e a possibilidade de tornar coerciva a limpeza das florestas.

No Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), onde hoje foi informado sobre a situação dos incêndios que lavram no país, Jorge Sampaio voltou a apelar à união e solidariedade no combate aos fogos, mas destacou sobretudo a necessidade de «ir à raiz» do problema, avança a agência de notícias «Lusa».

Salientando o facto de actualmente 90% da floresta ser privada, havendo «uma enorme percentagem que não é limpa», o Chefe de Estado defendeu, a título pessoal, que «está a chegar o momento de equacionar» a aplicação do princípio da obra coerciva à limpeza das florestas, «tal como acontece com os prédios nos aglomerados urbanos».

Face aos danos que os fogos «projectam na comunidade» nacional, esta é uma questão que, no entender de Jorge Sampaio, «não pode ser compatível com a ausência da capacidade de intervenção junto daqueles que são proprietários e que não cuidam da floresta que têm a seu cargo», cita a mesma agência.
Continue a ler esta notícia