Scottish & Newcastle aprova OPA de Heineken e Carlsberg - TVI

Scottish & Newcastle aprova OPA de Heineken e Carlsberg

Heineken

Operação põe em causa concorrentes Super Bock e Sagres

Relacionados
A cervejeira britânica Scottish & Newcastle (S&N) informou esta sexta-feira que aceitou a Oferta Pública de Aquisição (OPA) da Heineken e Carlsberg por cerca de 10,5 mil milhões de euros (7,8 mil milhões de libras), mesmo depois de ter dito recentemente que iria rejeitar até se o preço subisse.

As conversações entre as empresas terão começado há uma semana com uma proposta de 1,20 euros por acção.

A S&N, que emprega 3.300 pessoas no Reino Unido produz as marcas Brown Ale, Foster's y Kronenbourg 1664 e tem instalações em Manchester, Reading, Dunston e Tadcaster.

Em Portugal, esta operação também tem implicações uma vez que a Carlsberg é detentora de 44 por cento da Unicer (dona da Super Bock) e a Central de Cervejas (dona da Sagres) é detida a 100% pela Scottish. No entanto, a operação fica fora da esfera de actuação da Autoridade da Concorrência (AdC), como tinha dito fonte da mesma à Agência Financeira em Dezembro.

O conselho de administração da S&N consideraram assim que a oferta do consórcio oferece um valor justo, que reflecte as perspectivas de crescimento e recomendou os accionistas a aceitar».

De acordo com o plano, a Heineken vai ficar com 50% do capital social que ainda não controla na russa BBH e as operações da britânica em vários mercados europeus (França e Grécia) e asiáticos (China e Vietname). Já a Heineken assume os activos da S&N em Portugal (Central de Cervejas), além do negócios no Reino Unido, EUA, Irlanda, Bélgica, Finlândia e Índia.

O acordo precisa agora da aprovação da Comissão Europeia assim como outros organismos da competência.
Continue a ler esta notícia

Relacionados