Sócrates diz que FMI tem «falta de credibilidade» - TVI

Sócrates diz que FMI tem «falta de credibilidade»

Sócrates e o Magalhães

Países que estavam afastados devem ganhar mais protagonismo

Relacionados
O primeiro-ministro português apela à reforma das instituições internacionais, que não souberam lidar com a crise financeira. José Sócrates foi mais duro em relação ao Fundo Monetário Internacional (FMI), ao afirmar que esta entidade tem «falta de representatividade e credibilidade».

A declaração foi feita na conferência de imprensa de encerramento da XVIII Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo. O primeiro-ministro considerou que as instituições internacionais estão a atravessar uma crise de representatividade e precisam de novos actores políticos.

«A verdade é que muitas dessas instituições não têm hoje credibilidade. Quando se formou o FMI formou-se para ajudar e agora mesmo ouvi o presidente de El Salvador dizer que, felizmente, El Salvador não tem contratos com o FMI. Isto diz tudo sobre a credibilidade e prestígio que hoje o FMI tem no mundo», afirmou José Sócrates.

O Chefe do Governo português defende ainda que os países que estavam afastados do FMI devem agora recuperar mais protagonismo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados