Sonaecom investe 240 milhões em rede de nova geração - TVI

Sonaecom investe 240 milhões em rede de nova geração

Ângelo Paupério

Proposta aberta a todas as operadoras

Relacionados
A Sonaecom vai investir 240 milhões de euros no desenvolvimento de uma rede de nova geração, chamada GPON.

Tal como foi avançado em conferência de imprensa esta quarta-feira pelo presidente da Sonaecom, Ângelo Paupério, esta nova rede permitirá passar mais de um milhão de casas e cobrir cerca de 25% da população portuguesa.

O responsável adianta ainda que esta rede é «superior a todas as tecnologias alternativas», porque a GPON, de fibra óptica, é «uma rede capaz de fornecer serviços de telecomunicações através de diferentes tecnologias de transporte de banda larga, garantindo qualidade de serviço diferenciada e na qual os serviços estão independentes da tecnologia que os transporta».

A empresa ainda não quis adiantar quais as velocidades implícitas nesta nova rede, mas o presidente assegurou que as velocidades a implementar serão de facto as reais e garantidas.

PT também pode entrar

A proposta da nova rede estará aberta a todas as operadoras «incluindo a PT».

A GPON pretende cobrir todos os segmentos, ou seja, o residencial, o corporativo, o SMES/SOHOS (vídeotelefonia, videovigilância, videoconferência, etc.) e o whole scale.

A empresa prevê atingir o break-even em cinco anos e o payback tem uma previsão de nove anos.

Ângelo Paupério garante que a Sonaecom é uma empresa capaz de assegurar este serviço «porque tem um grande know-how tecnológico com experiências concretas no terreno como é o caso de Lisboa e Porto e tem uma organização convergente, mas preparada».

Recorde-se a Sonaecom tem uma quota de mercado na banda larga de mais de 15%.

A nível de benefícios para os clientes, o presidente da Sonaecom sublinhou a maior diversidade de serviços, serviços personalizados para cada indivíduo e serviços com débitos cada vez mais exigentes, com menos custo para velocidades equivalentes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados