Taxa de juro mantém-se nos 3,75% por mais um mês - TVI

Taxa de juro mantém-se nos 3,75% por mais um mês

BCE

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu, tal como se esperava, manter a taxa de juro de referência para a Zona Euro nos 3,75%.

Relacionados
No entanto, este deverá ser o último mês em que a instituição monetária mantém o preço do dinheiro. Tendo em conta as pressões inflacionistas e a retoma da economia europeia, o BCE deve elevar a taxa de juro já em Junho para os 4%.

Os sinais têm sido dados pelo próprio presidente do banco, Jean-Claude Trichet, nas últimas conferências de imprensa, em que tem alertado para a necessidade de manter elevada a vigilância sobre a inflação, com vista a manter a estabilidade de preços.

Depois disso, os especialistas começam a acreditar que teremos ainda mais uma subida da taxa para 4,25% até ao final do ano. Em 2008 as taxas ainda deverão registar mais uma ou duas subidas, mas os analistas já começam a prever uma inversão da tendência, ou seja, um corte do preço do dinheiro, a partir do ano que vem.

As taxas Euribor têm vindo a incorporar essas expectativas, e quem se ressente são as famílias que têm contratos de crédito, nomeadamente crédito à habitação, que vêem subir as prestações mensais. A Euribor a seis meses, a que está indexada grande parte dos contratos de crédito à habitação em Portugal, registou recentemente um novo máximo desde 2001, nos 4,161%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados