TAP quer igualdade nas condições de concorrência com liberalização - TVI

TAP quer igualdade nas condições de concorrência com liberalização

Presidente da TAP diz que despedimentos na Portugália não vão ultrapassar os 300

presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, disse esta quinta-feira que a companhia está pronta para a liberalização do transporte aéreo.

Relacionados
Mas o responsável pediu ao Governo da República a criação de igualdade condições de concorrência entre os interessados.

«Competição entende-se igualdade de condições e é isso que espero das nossas autoridades, igualdade de condições de concorrência, é isso que nós queremos, só isso», disse no seminário «Transporte Aéreo nas Regiões Insulares Turísticas», realizado no Funchal no âmbito do Dia Mundial do Turismo, avança a «Lusa».

Fernando Pinto realçou que a TAP «aplaude de pé» a liberalização do transporte aéreo e que não teme a concorrência das companhias de baixo-custo: «em rotas onde empresas de low-cost entram em concorrência directa com a TAP, a companhia consegue ter incremento nas suas vendas, participação em novos mercados e acesso a um novo tipo de mercado», disse.

Considerou ainda as ilhas (Madeira e Açores) «mercados de importância fundamental para a TAP, significam hoje 17 por cento dos seus passageiros transportados».

«A TAP tem todo o respeito e cuidado com este mercado embora reconheça que nem sempre consegue atendê-lo da forma como desejaria», reconheceu.

Garantiu que a companhia aérea de bandeira de Portugal não sairá da linha da Madeira com a liberalização mas advertiu que existirão «preços muito baixos, médios e muito altos, tudo dependerá das condições de mercado».

A TAP serve, actualmente, seis destinos nas ilhas - Porto Santo, Funchal, Terceira, Faial, Pico e São Miguel; tem voos directos para o Funchal, Lisboa, Porto, Londres e Caracas e voos indirectos através de Lisboa para Paris, Barcelona, Madrid, Frankfurt, Amesterdão, Roma e Milão.

«E oferece às ilhas toda a rede TAP através de ligações Lisboa ou Porto», acrescentou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados