Teixeira dos Santos: contexto de incerteza é agora «anormalmente elevado» - TVI

Teixeira dos Santos: contexto de incerteza é agora «anormalmente elevado»

Teixeira dos Santos

(Notícia actualizada com mais pormenores)

Relacionados
O ministro de Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos, admitiu esta quinta-feira que os riscos e a conjuntura económica, desde a elaboração do Orçamento para o próximo ano, têm vindo a agravar-se significativamente.

Assim, diz Teixeira dos Santos, o cenário de incerteza, que já na altura era grande, é actualmente «anormalmente elevado».

«A nova informação estatística tem, de facto, acentuado os riscos descendentes daquilo que serve as perspectivas económicas internacionais e também para a economia portuguesa, nomeadamente no que se refere à procura externa, que afecta as empresas portuguesas», disse o ministro na Comissão de Orçamento e Finanças que debate na especialidade o Orçamento de Estado para 2009 (OE 2009).

«Esta é uma crise sem precedentes, que estamos a enfrentar», embora diga que apesar do «crescimento de 2008 ser mais baixo do que o esperado, vamos conseguir manter o défice».

Ainda assim, sublinha que a desaceleração do crescimento económico que estamos a verificar «deve continuar em 2009», aliás «há riscos mais claros disso» agora.
Continue a ler esta notícia

Relacionados