Economia entra a travar no 4º trimestre depois de estagnar no 3º - TVI

Economia entra a travar no 4º trimestre depois de estagnar no 3º

José Sócrates

INE revela tendência de quebra nas exportações e no investimento

Relacionados
O indicador de clima económico e o indicador de actividade económica, medidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), continuam em queda e atingiram ambos recentemente o valor mais baixo desde 2003. Um mau sinal para a economia nacional, que tinha já estagnado no 3º trimestre do ano.

No caso do indicador de actividade económica, este prolongou em Setembro a «acentuada trajectória descendente iniciada em Janeiro, apresentando o valor mínimo desde Novembro de 2003», revela o INE. Já o indicador de clima económico registou «um abrandamento expressivo» no 3º trimestre, reforçando o movimento do trimestre anterior. Em Outubro, este indicador prolongou o contínuo agravamento iniciado em Junho, atingindo o valor mais baixo desde Setembro de 2003.

Investimento e procura externa dão maus sinais

O investimento não traz melhores notícias no início do 4º trimestre. O indicador de investimento em máquinas e equipamentos agravou-se em Outubro, após ter interrompido em Setembro o movimento descendente observado desde o final de 2007. A deterioração apresentada em Outubro resultou do andamento no mesmo sentido de todas as componentes. Também o indicador relativo ao investimento em construção forneceu sinais desfavoráveis. As opiniões dos empresários do sector da construção e obras públicas sobre a actividade corrente e sobre a carteira de encomendas diminuíram em Outubro, prolongando as respectivas trajectórias descendentes anteriores.

Para a procura externa, os sinais também são ainda menos animadores. As opiniões dos empresários da indústria transformadora sobre a carteira de encomendas externa apresentaram um forte agravamento em Outubro, reforçando a trajectória descendente iniciada em Agosto de 2007. As perspectivas dos mesmos empresários sobre a evolução das exportações também se deterioraram significativamente em Outubro, intensificando o movimento dos dois trimestres anteriores.
Continue a ler esta notícia

Relacionados