60 mil contribuintes estão sob investigação criminal - TVI

60 mil contribuintes estão sob investigação criminal

IRS

Máquina fiscal deverá aperfeiçoar sistemas informáticos para perseguir fraude fiscal

Relacionados
A receita fiscal dada como perdida pela administração fiscal em 2007 foi de 1,48 mil milhões de euros, quase 1% da riqueza gerada em Portugal e neste momento as dívidas fiscais acumuladas pelos contribuintes (empresas e famílias) atinge os 14,6 mil milhões de euros, uma quantia que daria para colocar a zeros o défice orçamental, construir vários hospitais e ainda pagar as obras públicas previstas para os próximos anos.

As dívidas são tão elevadas que o Fisco vai recrutar mais investigadores para combater o crime fiscal. Debaixo de olho tributário já estão 60 mil contribuintes «que têm persistido na falta de entrega de imposto» como o IVA, IRS e IRC, de acordo com o relatório sobre o Plano de Actividade Justiça Tributária (PAJUT) para 2008, a que o «Diário de Notícias» teve acesso.

O fisco avisa que os faltosos serão alvo «de eventuais consequências criminais pela sua conduta».

Nos últimos meses, a máquina fiscal tem feito notificações em massa, mas o fisco assume que além de necessitar mais investigadores para a área criminal tem ainda que aperfeiçoar os sistemas informáticos com o objectivo de perseguir a fraude fiscal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados