Pinho optimista com redução de tarifas no gás em 2008 - TVI

Pinho optimista com redução de tarifas no gás em 2008

Ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho

O ministro da Economia afirma que a redução das tarifas de acesso à rede de gás, com efeitos para os produtores, anunciada pela ERSE, vai reflectir-se nas tarifas dos restantes consumidores a partir de 2008.

Em declarações à agência «Lusa», Manuel Pinho adiantou que os «consumidores começam agora a beneficiar dos passos importantes que foram dados no ano passado no sentido da liberalização do mercado do gás, que foi antecipada em 2 anos».

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) propôs hoje uma redução de 16,3 por cento nas tarifas praticadas para o uso do terminal de gás de Sines e de 30,6% para o uso do armazenamento subterrâneo de gás.

As novas tarifas de acesso às redes e às infra-estruturas para o ano 2007-2008, em vigor a partir de Julho, prevêem ainda uma redução de 5,4% na tarifa de acesso à rede de alta pressão.

ERSE anunciou preços esta segunda-feira

O ministro da Economia e Inovação sublinhou à Lusa que o mercado do gás foi liberalizado em antecipação para os produtores de energia eléctrica em Janeiro deste ano.

O mercado será liberalizado em Janeiro de 2008 para os clientes com consumo superior a 1 milhão de metros cúbicos (MC) e em Janeiro de 2009 para os clientes com consumo superior a 10.000 MC.

Para os restantes clientes, incluindo os domésticos, a liberalização do mercado de gás chega a partir de Janeiro de 2010.

A ERSE espera que esta redução dos custos das infra-estruturas seja repercutida nas tarifas de venda a cliente finais a partir do primeiro semestre de 2008, altura em que passará a fixar as tarifas de venda de gás natural para os clientes com consumo anual igual ou superior a 1 milhão de metros cúbicos.
Continue a ler esta notícia