Exportações aumentam 12,6% até Outubro - TVI

Exportações aumentam 12,6% até Outubro

Combustíveis

As exportações das empresas portuguesas, nos primeiros 10 meses deste ano, aumentaram 12,6 por cento, um crescimento superior aos das importações, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Relacionados
Este crescimento para os 38,65 mil milhões de euros, de acordo com o mesmo, «não impediu um agravamento no défice comercial em 1,7% para 15,32 mil milhões de euros».

«O crescimento das saídas deve-se, não só ao crescimento no mercado europeu, mas também ao do mercado extracomunitário, embora este último registe um abrandamento nos últimos dois meses», refere o mesmo

As importações subiram 8,5% entre Janeiro e Outubro, embora o INE assinale que o crescimento das importações abrandou nos meses de Setembro e Outubro.

Nos primeiros 10 meses deste ano, todas as categorias económicas apresentaram, nas entradas, crescimentos positivos, no entanto, o INE dá relevo ao aumento de 16,3% da categoria dos combustíveis e lubrificantes, de 10,4% dos fornecimentos industriais e de 10,3% dos produtos alimentares e bebidas.

Nas importações, o INE assinala os acréscimos de 47,9% dos combustíveis e lubrificantes (produtos transformados), de 21,0% das máquinas e outros bens de capital e de 16,8% dos fornecimentos industriais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados