Produção industrial continua abaixo dos níveis de 2008 - TVI

Produção industrial continua abaixo dos níveis de 2008

Fábrica

Indicador resulta do comportamento negativo de todos os grandes agrupamentos, com excepção do de energia

Relacionados
A produção industrial registou uma quebra de 7,9 por cento em Maio face ao mesmo mês do ano passado, ainda assim menos negativa que a observada no mês anterior (menos 9,9%), realça o Instituto Nacional de Estatística (INE). Este indicador resultou do comportamento negativo de todos os grandes agrupamentos, com excepção do de energia. Por seu lado, a secção da indústria transformadora apresentou uma variação homóloga negativa de 10,1%.

O agrupamento de Energia registou o único contributo positivo para a variação agregada do índice, com 0,7 p.p., como resultado de uma taxa de variação de 4,2% (4,6% no mês anterior). Os restantes agrupamentos apresentaram taxas de variação homóloga negativas, destacando-se, pelo contributo fornecido para a variação do índice geral, o de bens intermédios (menos 5,5 p.p.). A taxa de variação homóloga deste agrupamento foi de -13,9% (menos 16% em Abril).

Os agrupamentos de bens de investimento e de bens de consumo apresentaram taxas de variação homóloga, respectivamente de menos 10,8% e de menos 5,8% (menos 21,9% e menos 4,5% no mês anterior).
Continue a ler esta notícia

Relacionados