Ferreira do Amaral: Orçamento deve aliviar famílias endividadas - TVI

Ferreira do Amaral: Orçamento deve aliviar famílias endividadas

  • Sónia Peres Pinto
  • 10 out 2008, 18:51
Dinheiro, Contas

Economista está contra baixa do imposto sobre combustíveis

Relacionados
Para o economista João Ferreira do Amaral a grande prioridade do Orçamento de Estado, que vai ser apresentado pelo Governo na próxima quarta-feira, deveria ter como grande prioridade o alívio das famílias endividadas.

O responsável reconhece, no entanto, que este «alívio» pode ser feito tanto no Orçamento como fora dele. «É importante que o Estado, nomeadamente através da CGD garante que as descidas da taxa de juro do BCE tenham um impacto real nas descidas das taxas de juro das famílias, é o mínimo que podemos considerar», revela à margem das jornadas promovida pela Associação Portuguesa de Seguros.

Afasta redução do ISP

Para o professor, o Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) não é um bom imposto para ser reduzido, contrariando assim as reivindicações feitas por vários agentes do sector.

«Não podemos consumir petróleo na quantidade que consumimos, não podemos ter um petróleo barato senão isso ainda iria agravar mais a nossa situação», alerta.

O economista diz que é preferível reduzir os impostos em outros domínios, nomeadamente aqueles que estão relacionados com as empresas e, como tal, aplaude a decisão do Governo em reduzir o IRC.

«Admito também que ainda se possa reduzir o IVA», alerta.
Continue a ler esta notícia

Relacionados