Sócrates promete ajudar transportadoras - TVI

Sócrates promete ajudar transportadoras

TGV: Governo lança concurso para 1º troço

Governo está a estudar com associações medidas para minimizar impacto

O primeiro-ministro, José Sócrates, garantiu esta terça-feira que o Governo «dará a ajuda que puder» às empresas de transportes, para minimizar o impacto «muito negativo» que sofreram com o aumento do preço dos combustíveis.

«Daremos a ajuda que pudermos (às transportadoras) e não aquela que puser em causa o interesse dos outros portugueses», referiu José Sócrates, sublinhando que a ajuda a sectores específicos não poderá pôr em causa o equilíbrio das contas públicas do País, avança a «Lusa».

«Não poremos em causa o interesse geral por qualquer interesse específico», afirmou.

Sócrates reconheceu que o aumento do preço dos combustíveis tem «um impacto muito negativo» sobre o sector dos transportes e, por isso, garantiu que o Governo está a estudar, com as associações do ramo, «algumas medidas que procurem minimizar» esse impacto.

O primeiro-ministro criticou aqueles que estando em greve que «põem em causa» o direito de direito de outros de trabalhar e garantiu que PSP e GNR não deixarão de intervir para repor a normalidade.

«As pessoas têm o direito de se manifestarem, mas não de porem em causa o direito de outros. Não adianta nada nem ajuda nada o espectáculo de acções como vimos ontem na televisão, com pessoas a apedrejarem outras pessoas que querem trabalhar e que querem ter direito à sua liberdade», acrescentou.

«Distúrbios, pedradas e a danificar propriedade alheia, espero que não aconteça mais», rematou o primeiro-ministro, antes de se saber que um elemento do piquete de camionistas foi mortalmente atropelado em Zibreira, Alcanena.
Continue a ler esta notícia