Estoril quer estar no «top ten» dos congressos de negócios - TVI

Estoril quer estar no «top ten» dos congressos de negócios

Estoril

O Estoril quer estar no «top» dos 10 destinos turísticos líderes no segmento dos congressos de negócio que acolhem 500 participantes, a partir de 2010, garantiu esta terça-feira, o presidente da Junta de Turismo da Costa do Estoril.

Para alcançar este objectivo, o Centro de Congressos do Estoril «vai alterar radicalmente a estratégia e gestão seguida até aqui, por forma afirmar-se como âncora turística da região», avança a «Lusa».

Segundo Duarte Guedes, que é igualmente presidente da empresa municipal de Turismo do Desenvolvimento do Turismo da Costa do Estoril (DTCE), «a estratégia anterior vai ser abandonada, pois assentava numa visão que se limitava ao aluguer de espaços (meramente financeira) e não tinha em conta a potencial contribuição positiva (do Centro de Congressos) para desenvolvimento da região».

Além disso, «o objectivo do Centro de Congressos visava apenas captar o turismo de negócios nacional e limitava a capacidade de receber eventos aos 250 participantes».

«Agora, com a nova estratégia e gestão, vamos apostar na angariação de congressos internacionais, com 500 participantes, e que, simultaneamente, contribuam para o aumento das dormidas e receitas na região», salientou o responsável.

O presidente da DTCE referiu também à agência que vai ser seguida «uma estratégia concertada entre entidades públicas e privadas, esperando que a partir de 2010 (ano de cruzeiro) as receitas anuais alcancem os 8 milhões de euros».

«A nova política da Câmara de Cascais vai proporcionar (além do aumento das receitas geradas) mais 40 mil dormidas por ano», sublinhou.

A DTCE quer angariar, sobretudo congressos médicos e de saúde, das indústrias farmacêuticas, das áreas tecnológicas, da comunicação e informação e de índole económica e político-social.

O segmento MICE («Meeting, Congress & Incentive Events»), que actualmente representa 20 por cento do mercado turístico do Estoril, será também, no entender do responsável, reforçado.

Ao mesmo tempo, a DTCE quer combater a sazonalidade associada ao segmento MICE, nos períodos entre Julho e Agosto e Dezembro e Janeiro, por forma a disponibilizar o Centro de Congressos para a realização de eventos de natureza diversa (nas áreas cultural e sociais, caso da animação), a acordar com a Câmara Municipal de Cascais.

A empresa municipal DTCE tem como accionistas a Câmara Municipal de Cascais e a Câmara Regional dos Hoteleiros da Costa do Estoril. Sintra, Mafra e Oeiras.
Continue a ler esta notícia