Presidente do BCE dá sinais de querer deixar taxa de juro nos 4,25% - TVI

Presidente do BCE dá sinais de querer deixar taxa de juro nos 4,25%

BCE

Trichet preocupado com subida de salários na Zona Euro

Relacionados
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet deu esta quarta-feira no Parlamento Europeu, sinais de querer deixar a taxa de juro nos 4,25% por mais algum tempo.

O responsável disse acreditar que a subida de 25 pontos base, decidida na primeira semana do mês, vai ajudar a controlar a elevada inflação na Zona Euro, cuja taxa ascendeu a 4% em Junho, um novo recorde desde que existe a União Monetária.

«Depois da decisão da semana passada, a actual política monetária vai contribuir para atingir a estabilidade de preços na Zona Euro», afirmou.

Trichet mostrou-se ainda preocupado com a subida dos salários, afirmando que estão a revelar-se os primeiros sinais de contágio. Um factor adicional de pressão à inflação, a somar à alta do petróleo e dos bens alimentares. Factores que deverão manter a inflação elevada por algum tempo e que obrigam o BCE a monitorizar todos os desenvolvimentos nos preços. A instituição não acredita num abrandamento do custo de vida antes de 2009, e só de forma gradual.

Recorde-se que a taxa de inflação da Zona Euro se encontra muito acima do tecto de 2% indicado pelo BCE como ideal para garantir a estabilidade de preços, que é a sua principal preocupação. Uma meta sobre a qual pendem muitos riscos, «mais intensos nos últimos meses».
Continue a ler esta notícia

Relacionados