Lula quer usar novas descobertas de petróleo para combater pobreza - TVI

Lula quer usar novas descobertas de petróleo para combater pobreza

Lula reeleito com 61% dos votos

«É a ponte entre riqueza natural e o fim da pobreza do Brasil»

Relacionados
Poucos dias antes da Petrobras ter anunciado mais uma enorme reserva de petróleo na Bacia de Santos, Lula da Silva já proclamava que os poços de combustível encontrados na costa brasileira estão «a mudar a história do país». O Presidente garante que as últimas descobertas na área de pré--sal, entre cinco e sete mil metros de profundidade, vão gerar recursos que serão canalizados para a «educação e a erradicação da pobreza no Brasil», avança o «Público».



Na semana que passou, a Petrobras divulgou que a sociedade que também integra a portuguesa Galp Energia, com 10 por cento de participação, detectou petróleo no poço de Iara, também na camada pré-sal. A estimativa de produção é de quatro mil milhões de barris de petróleo, um terço das reservas totais do Brasil. A quantidade de crude encontrada corresponde a metade da que foi descoberta, também com a mesma participação da Galp Energia, no Campo de Tupi, entre cinco e oito mil milhões de barris, só esta descoberta coloca o Brasil entre os oito maiores exportadores de petróleo do mundo.

Lula da Silva admitiu que ainda não sabe «com rigor» quantas jazidas de petróleo serão encontradas, nem como podem vir a ser exploradas, mas assegura que o potencial da camada pré-sal «é a ponte entre riqueza natural e o fim da pobreza do Brasil». «Vi com os meus olhos e senti nas minhas mãos o petróleo que começou a ser produzido no pré-sal. O que assisti foi o início de um dos enlaces mais simbólicos da vida deste país. A abertura de uma ponte directa entre riqueza natural e erradicação da pobreza. Iremos transformar uma riqueza perecível, como o petróleo e o gás, em fonte de riqueza perene e inesgotável para o povo brasileiro», frisou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados