A publicidade nos jornais de papel está a sofrer o seu maior decréscimo desde a Grande Depressão e as receitas podem cair até 30 por cento em alguns deles, este ano, nos Estados Unidos.
É pelo menos essa a convicção dos analistas ouvidos pelo «The New York Times», enquanto se espera que os grupos de imprensa comecem a publicar os seus resultados referentes ao primeiro trimestre nos próximos dias.
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O mesmo jornal diz mesmo que os grupos mais frágeis estão perto de declarar bancarrota.
«Há muitos sinais de que as coisas ficaram muito piores nos últimos dois meses», refere o analista de media Eward Torino.
Sector automóvel: o que mais se retraiu
A mesma análise conclui que, geralmente, os jornais mais pequenos estão a reagir melhor à queda de receitas publicitárias do que os de grande dimensão, embora também tenham sentido bem a quebra de receitas.
O director da ContextNext Media refere que as «empresas começaram mesmo a reduzir fortemente na publicidade» e que a tendência tem acompanhado o agravamento da economia.
Um dos sectores que mais cortou foi precisamente o automóvel, numa altura em que esta indústria tem o seu futuro em risco.
Por fim, conclui-se que a publicidade na televisão norte-americana também sofreu um decréscimo ao nível das receitas, mas num nível muito inferior: de acordo com o mesmo jornal, o recuo nas estações foi de cerca de metade do sentido na imprensa.
Receitas de publicidade na imprensa podem cair até 30%
- Redação
- RPV
- 15 abr 2009, 20:12
Grupos de media mais frágeis à beira da bancarrota nos EUA
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