Mandado de detenção europeu contra Vale e Azevedo - TVI

Mandado de detenção europeu contra Vale e Azevedo

João Vale e Azevedo

Ex-presidente do Benfica está em Londres

O mandado de detenção europeu contra Vale e Azevedo, no âmbito do caso Dantas da Cunha, foi emitido esta tarde, apurou a «Renascença». O antigo presidente do Benfica estará alegadamente em Londres, onde, segundo o seu advogado, tem negócios.

Vale e Azevedo deveria estar detido desde o dia 9 de Maio, altura em que foi tornado público que a decisão do tribunal Constitucional lhe era desfavorável. No dia 26 de Maio, foi emitido um mandado de detenção nacional, mas não pode ser executado.

A GNR de Colares esteve na residência de Vale e Azevedo, em Sintra, mas lá terá obtido a informação, segundo a certidão da Diligência, que o antigo advogado exerce actividade profissional há cerca de dois anos em Londres e só esporadicamente vem a Portugal.

Um colectivo de juízes do tribunal da Boa Hora condenou, em Outubro de 2006, Vale e Azevedo a sete anos e meio de prisão pela prática de crimes de falsificação e burla qualificada no chamado caso Dantas da Cunha, após considerar que em 1997 o então advogado falsificou procurações para obter à revelia de Pedro Dantas da Cunha, poderes para hipotecar um imóvel da família deste como garantia de um garantia de um empréstimo de um milhão e meio de contos contraído junto da Caixa Geral de Depósitos.
Continue a ler esta notícia