Presidente iraniano pede aos EUA para abandonar Iraque - TVI

Presidente iraniano pede aos EUA para abandonar Iraque

Irão - Teerão

O Presidente iraquiano Jalal Talabani concluiu hoje uma visita a Teerão durante a qual os iranianos garantiram o seu apoio para estabilizar a situação no Iraque, apelando contudo aos Estados Unidos que saiam do país.

«Aconselho-vos a abandonar o Iraque para preservar o pouco de reputação que vos resta», declarou o Presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad, dirigindo-se aos norte-americanos, após uma visita de três dias de Talabani a Teerão, avançou esta quarta-feira a «Lusa».

«Entreguem as responsabilidades ao governo iraquiano de acordo com um calendário preciso, tal como foi exigido. Os iraquianos são capazes de gerir a situação e restabelecer a segurança», acrescentou.

De acordo com Jalal Talabani «esta viagem foi um êxito a 100 por cento. Digo ao povo iraquiano que em breve os resultados desta visita serão perceptíveis".

"Os dois países condenaram com firmeza as acções criminosas e de sabotagem dos grupos terroristas e insistiram na necessidade de lutar contra estes grupos", refere um comunicado conjunto.

O Irão reafirmou ainda a "disponibilidade para ajudar o povo e o governo iraquianos" a "reforçarem-se e porem fim aos confrontos internos".

Talabani poderá deixar o Irão apenas na quinta-feira, apesar de a parte oficial da sua visita terminar hoje à tarde.
Continue a ler esta notícia