BPN: António Marta diz que supervisão teve uma falha - TVI

BPN: António Marta diz que supervisão teve uma falha

  • Rui Pedro Vieira
  • 28 jan 2009, 18:36
BPN

Principal preocupação do Banco de Portugal foi defender depósitos

O antigo vice-governador do Banco de Portugal (BdP), António Marta, disse esta quarta-feira no Parlamento que, no âmbito da sua actividade de supervisão aos negócios do BPN, houve uma falha.

«Hoje, à luz do que se passou, poderia ter pedido ao Conselho Superior para ter uma reunião porque nessa reunião estariam os accionistas como mais de 50 por cento. Não era obrigado a fazê-lo. Não me ocorreu», disse na Comissão de Orçamento e Finanças.

António Marta justificou a acção do Banco de Portugal, desde que começou a detectar irregularidades na instituição financeira então presidida por Oliveira e Costa, com o principal propósito de defender os depósitos.

«O que o BdP fez foi preservar o mais possível a qualidade dos activos», acrescentou o ex-responsável pela supervisão bancária, dando como exemplo o facto de não aceitar que o lucro de determinada venda fosse para capitais próprios.

«O BdP obrigou o BPN a ter capitais maiores, a ter activos subavaliados e, com isso, preservar a garantia dos depósitos», destacou António Marta.
Continue a ler esta notícia