BCP disposto a celebrar acordos com outros accionistas do BPI - TVI

BCP disposto a celebrar acordos com outros accionistas do BPI

  • Sónia Peres Pinto
  • Paula Gonçalves Martins
  • 30 jan 2007, 18:13
BPI/BCP

O BCP está disposto a celebrar com outros accionistas do BPI acordos semelhantes ao que assinou com o Santander.

Relacionados
Quem o disse foi o presidente da instituição, Paulo Teixeira Pinto, na apresentação de resultados do banco, mostrando-se assim disponível para atingir acordos semelhantes com accionistas que detenham uma posição relevante no capital do BPI, ou seja, mais de 2%.

Recorde-se que o BCP acordou com o Santander e Fundo de Pensões a compra de mais de 10% do capital do BPI, ao preço de 5,70 euros por acção, igual à contrapartida da Oferta Pública de Aquisição (OPA). Um preço que Paulo Teixeira Pinto acredita «ser bom, para nós e também para o Santander». Segundo o acordo, o preço será automaticamente ajustado em caso de eventual ocorrência de revisão de preço em alta ou em baixa, neste último caso na hipótese de

eventuais dividendos ou distribuições efectuadas. O preço vigora mesmo em caso «de eventual insucesso da oferta.



O BCP proporcionará ao Banco Santander Totta uma posição qualificada com relação à eventual alienação de sucursais e/ou respectivos activos que venha a decidir efectuar em virtude de compromisso com a Autoridade da Concorrência, no prazo previsto nesse compromisso, na sequência da aquisição do controlo sobre o Banco BPI.

Segundo os termos do acordo, o Banco Santader Totta fica obrigado a fazer uma oferta «vinculativa razoável e de boa fé» sobre os activos que o BCP venha a alienar, caso a Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre o BPI venha a ter sucesso.
Continue a ler esta notícia

Relacionados